segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Iniciar ou retomar o treinamento

   No começo do ano é comum fazermos promessas do tipo: estudar mais, juntar dinheiro, comprar um carro...inclusive melhorar a saúde. Esta última é uma das minhas prioridades para 2019!

   Tenho uma doença metabólica séria que precisa de cuidados e investimento pessoal. Depois de mais de 1 DÉCADA sem realizar treinamentos de chute, resolvi voltar...até porque a minha base é Judô e pratiquei outras modalidades para incrementar o treinamento na época (mais de 20 anos...). Cheguei na roxa do karatê, muay thai, chute-box, capoeira...fiz de tudo um pouco.

   No final do ano fiz um check-up da saúde, verificamos que estava com hiperlipidemia e isto é PÉSSIMO! Só para constar: é uma das maiores causas de morte no mundo e é a base para um bom e fatal IAM e AVE...os puxões de orelha do meu cardiologia e endócrino vieram no pacote...

   Depois de 1 semana de treino (isto mesmo!) consegui resgatar os chutes. Lógico que falta 99% de resistência muscular, potência, impulso, força...mas o treino serve para isto! Creio que a ajuda extra veio da MEMÓRIA NEUROMUSCULAR (saiba como treinar isto!)

   O que alterou com a imperdoável cronologia da vida? Vamos lá: aumento de 70% de lactato na mesma intensidade e tempo de resposta em comparação com 10 anos atrás, mais CK, Maior EPOC e com dor tardia 48 horas, maior tempo de recuperação (vou ter que mexer no ciclo), Glicose não mexeu (será ativação ineficiente de fibras brancas?)...um bom assunto para discutirmos em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 2. Aguardo perguntas!!! depois do vídeo tem referências para vocês estudarem







REFERÊNCIAS:

https://bdtd.ucb.br/index.php/RBCM/article/viewFile/394/447

http://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2437

https://www.pnas.org/content/pnas/101/25/9387.full.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário