sexta-feira, 20 de novembro de 2015

PÓS EM ISOSTRETCHING: EXERCÍCIOS FUNCIONAIS

As alterações posturais consistem em modificações no alinhamento corporal, produzindo um excesso de tensão muscular, que muitas vezes surgem por compensações, ou seja, o corpo faz adaptações para compensar um quadro álgico ou devido a tensões musculares.

Essas adaptações geram mais tensões musculares que, se persistirem, favorecem o desenvolvimento de mais deformidades. Para prevenir ou tratar tais alterações, o uso de técnicas de alongamento global está sendo cada vez mais utilizado.


Uma dessas técnicas é o isostretching, que prepara e protege a musculatura de uma retração que possa vir a sofrer por falta de atividade física adequada, sendo indicada para todas as idades e capacidades físicas.

Essa técnica foi desenvolvida em 1974 por Bernard Redondo e consiste na manutenção de posturas de alongamento durante uma expiração prolongada, enquanto o indivíduo realiza uma contração isométrica excêntrica da musculatura vertebral profunda.


Esta é considerada uma técnica global porque as posturas utilizadas objetivam manter posicionamento vertebral de engrandecimento, favorecem o alongamento simultâneo dos músculos posteriores da coluna e membros e, ao mesmo tempo, mantêm os paravertebrais profundos com uma tonicidade que favorece a manutenção da postura correta adquirida.

Curso Biomecânica e Cinesiologia:Teste de Thomas modificado

O teste de Thomas objetiva determinar a presença de um encurtamento em flexão do quadril. A manobra é realizada com paciente em decúbito dorsal solicitando que abrace ele junto ao tronco o membro inferior fletido (Figura). Se a coxa oposta não apoiar sobre a mesa de exame, significa que há deformidade em flexão do quadril que pode ser medida em graus com auxilio de um goniômetro.
Note que neste teste observa-se músculos mono e bi articulares deixando o joelho em uma leve flexão ou extensão.


Se for observada extensão do joelho oposto o encurtamento é de reto femoral. Outros encurtamentos podem ser detectados através do Teste de Thomas como do músculo Tensor da Fáscia Lata (Se o quadril oposto abduzir durante o movimento) e do músculo Sartório, (se houver uma combinação de abdução, flexão e rotação externa do quadril e flexão do joelho opostos), no entanto este teste não constitui em teste de comprimento para esses músculos.
Teste de Thomas normal: Observar que não há flexão da coxa que permanece apoiada na mesa durante esta manobra.
Teste de Thomas positivo. Observar a flexão da coxa, enquanto o paciente realiza a flexão do quadril oposto.
Goniômetro – Goniômetro é um instrumento de medida em forma semicircular ou circular graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos. Entre os goniômetros está o transferidor, um semicírculo de plástico transparente ou um círculo graduado utilizado para medir ou construir ângulos.
Referência:

Magee DJ. Avaliação musculoesquelética. 3. ed. São Paulo: ed. Manole, 2002 837p

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

neuromarketing

Aula de Neuromarketing



Consultor Ad hoc Fapesc

         O Prof. Luis Otávio Matsuda retornará em 2016 nas atividades de consultor regional ad hoc da Fapesc. No ano de 2014 ele julgou 2 importantes projetos de pesquisas que verbalizaram cerca de 800 mil reais para os pesquisadores envolvidos com  projetos de atenção primária a saúde.
         O fomento destinado a estes projetos versa a compra de materiais e honorários dos pesquisadores. Vale salientar que o capital não é um "financiamento" e sim um fundo de amparo à pesquisa.
          A função de um um consultor é Analisar e emitir o parecer que vai informar a Coordenação de Área e a Diretoria Científica durante o processo decisório. Isso significa que o parecer do assessor deve propiciar à coordenação, em primeira instância, e à diretoria, ao final, a formação de opinião consistente sobre a adequação, ou não, da concessão do apoio solicitado. 


          Pesquisador atuante em sua área de especialização, no Brasil ou no exterior, o assessor ad hoc recebe a proposta que terá de analisar acompanhada de um formulário com questões a orientá-lo na realização dessa tarefa, além de um rol de instruções de procedimento.
          

Pesquisa científica

Nos dias 18 e 19 de Outubro a professora Josie Budag Matsuda, doutoranda em Biotecnologia apresentou o trabalho apresentado intitulado “Trichophyton rubrum’s prevalence in diabetic foot treated at Dr. Waldomiro Colautti Hospital in Ibirama” no 28° Congresso Brasileiro de Microbiologia na cidade de Florianópolis.
Esta pesquisa envolve o rastreamento e classificação fungos que podem estar envolvidos com a piora do quadro de saúde de pacientes diabéticos que geralmente sofrem amputações de pé.
O cerne desta pesquisa é a identificação e o sequenciamento genético deste patógeno, fato que poderá contribuir para a elucidação de complicações associadas a resistência fúngicas, sendo que os autores deste trabalho foram: Josie Budag Matsuda, Luis Otavio Matsuda, Lucas A. Ribeiro, Tamires A. Bitencourt, Leila E. Grabowski e Ana Lúcia Fachin.
Além dos pesquisadores, colaboraram na realização da pesquisa o Grupo de Pesquisa em Fisiologia Humana e do Exercício aplicado à Saúde Coletiva, Universidade de Ribeirão Preto, Hospital Waldomiro Colautti e Ceavi-Udesc.

A pesquisadora confere um agradecimento especial à Unidavi que por meio do Fundo de Amparo a Pesquisa e Extensão (FAPE), que apoiou a participação no evento. 

ARTIGOS PUBLICADOS

          Entre os dias 9 a 11 de Outubro, quatro integrantes do grupo de pesquisa  FISIOLOGIA HUMANA E DO EXERCÍCIO APLICADO À SAÚDE COLETIVA apresentaram Trabalhos de pesquisa no Fórum de Qualidade de Vida e saúde no 19° Meeting  Balneário Camboriú.

          A apresentação oral e banner foram realizados pelos acadêmicos e pesquisadores: Marcelo Zwang, Francine Stein, Melissa Schiestl e Vanessa Cristofolini. A orientação foi realizada pelos professores Luis Otávio Matsuda e Josie Budag Matsuda.










          Além do trabalho foram publicados 4 artigos completos e 1 artigo resumido na revista Jopef Multidisciplinar (qualis B), totalizando 5 produções em um só evento. Estas conquistas são os frutos das pesquisas desenvolvidas no Grupo Pesquisa em conjunto com o Laboratório de Fisiologia da Unidavi, ressalta o Prof. Matsuda.


     Além dos trabalhos, os integrantes aproveitaram para realizarem diversos cursos de aprimoramento profissional. A Pesquisa & Extensão estiveram presentes nestes dias e certamente irão contribuir para o sucesso profissional destes profissionais e estudantes.

        Os artigos podem ser acessados em: